meta content='hxtITXE63uME9/yjo4Zg8yNvdEcj+DdFl4l+XwhLY+U=' name='verify-v1'/> O Brasil de todos os povos: Porto Alegre dos Açores

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Porto Alegre dos Açores

O Rio Grande do Sul, terra de tantas origens e tradições, também guarda a herança do longínquo arquipélago dos Açores. No pampa e no liPorto Alegre dos Açores ral, na fronteira, nos campos de cima da serra, em pequenos vilarejos e na grande Porto Alegre, fragmentos da matriz açoriana se diluem na cultura e na identidade do gaúcho brasileiro.
Mais do que conhecer e mostrar essa ligação de origens, a série Porto Alegre dos Açores, que estréia no sábado (14 de março), na RBS TV, 12h20min, apresenta aspectos atuais da cultura, da natureza, da vida cotidiana do Arquipélago dos Açores. 
- Nosso olhar sobre os Açores é guiado por personagens que mantêm pontes afetivas e culturais entre o Rio Grande e as ilhas historicamente ligadas a Portugal – diz o diretor André Costantin - . Um casal, ele riograndense, ela açoriana, revive a experiência de conhecer os Açores e o Rio Grande do Sul, guiando-nos pelas memórias e pela cultura contemporânea, pelos lugares, pelos costumes, pelas mitologias que permeiam as paisagens açorianas. 
Em trechos da viagem, a série tem a companhia do escritor Luis Antonio de Assis Brasil, em cuja obra transparece a origem açoriana e o relacionamento de amizade e de estudo que o autor gaúcho mantém com os Açores. Mas, o foco principal de Porto Alegre dos Açores é o olhar aberto do viajante que encontra e se encanta com a gente do lugar, com os personagens autênticos e os lugares especiais que se apresentam aos olhos e ao coração ao longo da viagem. 
Porto Alegre dos Açores tem roteiro e direção de André Costantin. Imagens de André Costantin e André Maciel. Coordenação de produção de Nice Sordi. Direção geral de Gilberto Perin. Realização RBS TV de Porto Alegre. 

Nenhum comentário: