meta content='hxtITXE63uME9/yjo4Zg8yNvdEcj+DdFl4l+XwhLY+U=' name='verify-v1'/> O Brasil de todos os povos: Nova Petrópolis Jardim da Serra Gaúcha !!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nova Petrópolis Jardim da Serra Gaúcha !!






Nova Petrópolis
Jardim da Serra Gaúcha 
Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade. A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães motiva os mais diversos eventos. A Magia da Páscoa, na Semana Santa; o Festimalha, em maio; o Festival de Folclore, em agosto; a Feira do Livro, em outubro; a Exposição de Plantas Ornamentais, em novembro; e o Natal Em Cores, em dezembro, são alguns dos destaques na programação anual do município.

O cenário cinzento e bucólico dos meses de outono e inverno contrasta com o colorido que renasce na primavera e permanece iluminando a cidade durante o verão. As formas, cores e perfumes das flores que compõem as paisagens nova-petropolitanas são atrativos ímpares e encantam visitantes de todas as partes do mundo. Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Jardim da Percepção retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.

Nova Petrópolis detém hoje o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da região, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como a Cascata Johann Grings, o Paredão Malakoff, o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Vôo Livre Ninho das Águias.

A cultura germânica presente na arquitetura, o sotaque das pessoas e o clima festivo nato nas pessoas de descendência alemã são destaques nova-petropolitanos. Atualmente, os visitantes que chegam ao Parque Aldeia do Imigrante, por exemplo, são recepcionados por descendentes tipicamente trajados e por um “alemão” também com vestimentas características e sotaque apurado. Nova Petrópolis conta, ainda, com grupos de danças folclóricas e bandas típicas alemãs que encantam os visitantes.

Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira do pequeno município de Nova Petrópolis.

Texto: Kassandra Dorneles
Colaboração: Luciana Zanatta

Ontem vi uma reportagem sobre Nova Petrópolis e fiquei louco para conhecer a cidade sua história seus pontos turísticos seu povo sua hospitalidade  tem tanta coisa que não dá para ficar somente um dia e ainda com a bela estrutura com pousadas , hotéis .

Roteiros mostrando todo um passado glorioso de verdadeiros desbravadores que devem ser lembrados sempre .Espero em breve poder visitar !!  

Uma Europa ao nosso alcance bem pertinho ! 


Um comentário:

BLOGZOOM disse...

Alexandre, vim aqui também.
Vc tem blogs maravilhosos, mostra a cultura do sul, linda, impecável.
Realmente é um prazer poder ler um pouco.
Como é bonita Nova Petrópolis!
Parabéns pelo seu trabalho de inaltecer nosso chão!!!